À ATENÇÃO DOS NOSSOS LEITORES

A nossa tipografia acaba de nos comunicar que alguns desenhos fantasistas se insinuaram nas nossas brochuras Europa + em conjunto! Consta que um rapaz chamado Gordon se terá infiltrado na tipografia e rabiscado algumas páginas.

Esperamos que este incidente não perturbe a vossa leitura.

Boa viagem de descoberta para todos!

A equipa da unidade «Serviço editorial e medidas de sensibilização específicas», Comissão Europeia

EUROPA + em conjunto!

Uma nova ferramenta de sensibilização para a Europa destinadas aos alunos a partir dos 10 anos

EUROPE + em conjunto! permitir-lhe-á abordar o tema da Europa na sala de aula. O kit pedagógico inclui três brochuras e um mapa da União Europeia.

COMO UTILIZAR O KIT PEDAGÓGICO EUROPA + em conjunto! NA SALA DE AULA
Em função dos interesses da turma e das perguntas colocadas pelos seus alunos, poderá abordar a União Europeia de três formas diferentes. As brochuras, que não obedecem a uma ordem definida, são complementares e podem ser utilizadas de forma independente.

Eis algumas sugestões de utilização.

Pode partir da história e da geografia da União Europeia para falar da construção da UE. Neste caso, utilizará principalmente a brochura EUROPA — Construir + em conjunto! e/ou o mapa. Este mapa permite localizar os países da União Europeia e os países da área do euro.
Pode partir da atualidade (por exemplo, uma cimeira europeia ou o euro) para abordar o funcionamento das instituições e a cidadania europeia. Neste caso, utilizará principalmente a brochura EUROPA — Organizar-se + em conjunto!
Pode partir da vida quotidiana das crianças (por exemplo, a qualidade da água e da alimentação, a proteção das crianças nas redes sociais, etc.). Neste caso, utilizará principalmente a brochura EUROPA — Viver + em conjunto!

A NOSSA INICIATIVA

Pretendemos criar um universo pedagógico simultaneamente rico em conteúdo e cheio de fantasia para alargar a perspetiva dos jovens sobre o seu futuro europeu.

O objetivo principal é consciencializar o aluno de que faz parte da União Europeia, podendo assim moldar a Europa do futuro. A fim de realçar o seu papel, utilizámos, para cada temática, um verbo de ação (viver, organizar-se, lembrar, proteger, etc.).

O vocabulário, os jogos e os apontamentos lúdicos permitem ao aluno completar sozinho os seus conhecimentos acompanhando Gordon, o personagem imaginário que «rabiscou» nas brochuras. A presença deste personagem da mesma idade dos alunos torna o conteúdo mais acessível. Ao longo das páginas, há perguntas abertas que também convidam o aluno a uma participação ativa. Boa leitura!