
© Adobe Stock
Pode viver e trabalhar noutro país da UE. Consulte o portal EURES para anúncios de emprego e conselhos práticos.

© Adobe Stock
Pode reformar-se em qualquer país da UE (bem como na Islândia, no Listenstaine, na Noruega ou na Suíça) e receber aí a sua pensão.

Pode estudar ou fazer um curso de formação noutro país da UE. Quase 15 milhões de pessoas já participaram no programa Erasmus desde o seu arranque, em 1987.

© Adobe Stock
Em 2017, a UE aboliu as tarifas de itinerância (roaming) para tornar mais económico o contacto com amigos e familiares quando viaja pela UE. As suas assinaturas digitais também viajam consigo!

Se adoecer enquanto visita outro país da UE, o Cartão Europeu de Seguro de Doença dá--lhe a possibilidade de obter cuidados de saúde prestados pelo Estado onde se encontra. Será tratado nas mesmas condições e ao mesmo custo que as pessoas cobertas pelo sistema de saúde público do país onde se encontra.

Os pontos de acesso WiFi4EU em áreas públicas de milhares de comunidades locais em toda a UE permitem que se ligue à Internet gratuitamente. Procure este símbolo:


Pode utilizar uma moeda única — o euro — em 20 países da UE.

© Adobe Stock
Pode ficar descansado quando viaja na UE. Está protegido por um vasto conjunto de direitos dos passageiros quer vá de avião, de comboio, de barco ou de autocarro.

© Adobe Stock
Os brinquedos têm de cumprir regras de segurança rigorosas para poderem ser vendidos na UE.

© Adobe Stock
Segundo as regras da UE, pode anular ou devolver compras feitas pela Internet no prazo de 14 dias, sem necessidade de justificação.

© Adobe Stock
As pessoas na UE beneficiam de algumas das normas mais rigorosas do mundo para uma alimentação segura e saudável.

© Adobe Stock
Os depósitos bancários até 100 000 EUR estão sempre protegidos.
Saiba mais sobre o que a UE faz por si.